• Atthos Comex

Canal de Suez: navio encalhado é liberado após 6 dias



O enorme cargueiro que bloqueava há seis dias o Canal de Suez, no Egito, foi desencalhado. A informação foi dada pela Autoridade do Canal de Suez (SCA). A previsão é de que o tráfego na rota seja retomado em três dias. "O almirante Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez, proclamou a retomada do tráfego de navegação no canal", anunciou a SCA em um comunicado.


Com 400 metros de comprimento, o navio Ever Given ficou encalhado diagonalmente em um setor do sul do canal devido a ventos fortes na manhã dia 23 de março, interrompendo o tráfego na mais curta rota de navegação entre a Europa e a Ásia.


Depois de dragagens e escavações adicionais durante o final de semana, agentes de resgate da SCA e uma equipe da empresa holandesa Smit Salvage trabalharam para liberar o navio usando rebocadores nas primeiras horas de hoje.


Pouco depois das 15h15 (10h15 de Brasília), a embarcação finalmente foi colocada na direção do fluxo no meio do canal, com a popa e a proa liberadas. O desencalhe do navio foi comemorado com buzinaços dos barcos ao redor, enquanto o navio começava a subir lentamente na direção norte do canal.


O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, não esperou pelo fim do resgate para se parabenizar no início do dia por uma operação "bem-sucedida", sendo o famoso canal uma importante fonte de renda para o país.


O almirante Osama Rabie afirmou que "o canal funcionará 24 horas por dia depois que o cargueiro voltar a navegar". "Serão necessários três dias e meio para que todos os navios em espera atravessem o canal", disse Rabie ao canal Sadaa al-Balad. Ainda será preciso inspecionar a estabilidade do canal antes que o fluxo seja retomado.


O Ever Given encalhou na manhã do dia 23 em meio a ventos fortes e uma tempestade de areia que afetou sua visibilidade, bloqueando uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo, forçando empresas a redirecionarem navios, o que causa longos congestionamentos.


#canaldesuez #evergiven #desencalhado #atthosnews

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo